21 março 2008

E o Marco Aurélio de Mello não vai dizer nada?



Os “presentes” de Tebaldi para Joinville continuam

por Rogério Giessel

Somente para lembrar, na criação do PSDB, em abril de 1988, realizada em Brasília, ficou decidido que haveria um símbolo para simplificar a identificação do partido e facilitar sua comunicação, para isso, o símbolo escolhido foi um “tucano”. Em Joinville, parece que a estratégia de comunicar através da rara ave está sendo implantada sem maiores preocupações.

Entre as inaugurações ocorridas durante o último dia 9 de março, aniversário dos 157 anos de Joinville, o constrangimento do prefeito Marco Antonio Tebaldi (PSDB), não se fez presente. Construídas com o dinheiro público, as quadras cobertas que foram entregues a algumas escolas da cidade, vieram acompanhadas de um tucano estilizado, uma despótica lembrança do atual prefeito, que não tolera ser contrariado e se irrita com as reivindicações da comunidade. Fato sentido na pele dos moradores do bairro Boehmerwald, que ao tornarem públicos seus anseios, foram colocados no fim da fila de prioridades da administração Marco Tebaldi.

Já são quatro aves

Quase como uma afronta à população, a cobertura da quadra de esportes da escola do bairro também ganhou a sugestiva forma de um tucano, transformando a obrigação em dar abrigo para as crianças em golpe publicitário. Uma bela obra, mas, com dupla finalidade. A primeira nobre e muito bem vinda, é a de servir aos alunos da Escola Municipal Professor Orestes Guimarães. A segunda, uma ostentação digna de um ditador. Em sua fachada se pode perceber claramente o tucano de Tebaldi. Até as cores partidárias (azul e amarelo), e que por sinal, são cores diferentes de um tucano, foram utilizadas no símbolo incorporado ao patrimônio público. Conforme o morador que reclamou do gosto duvidoso na arquitetura, “uma marca do desmando e da arbitrariedade de um prefeito que carrega consigo a marca da intolerância e do desrespeito com seu eleitorado”. No dia 10 de janeiro desse ano. Essa Gazeta já havia denunciado essa situação, entretanto, era apenas um tucano naquele bairro, mas agora existe um par, e na cidade, um bando deles.

Vereador compara tucano de Tebaldi a suástica de Hitler

A possível má utilização do dinheiro público pode estar com os dias contados. Os dois vereadores que compõem a bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), Marco Aurélio Fernandes e Adilson Mariano, prometem formalizar uma denúncia através da executiva do partido contra as aves oportunistas do prefeito Marco Antonio Tebaldi (PSDB). Segundo a assessoria de Mariano, o vereador já tem em mãos as fotos e os endereços das escolas “contempladas” com o tucano azul e amarelo e tomará as providencias cabíveis junto ao Ministério Público Estadual (MPE).

Já o vereador Marcos Aurélio Fernandes, disse que essa atitude do prefeito se caracteriza um abuso político e uma partidarização de bens públicos, “Isso fere o princípio da administração pública, da impessoalidade e da moralidade”, alegou o vereador. E acrescentou, “Nós vamos comprovar isso com um dossiê e encaminhá-lo em forma de denúncia ao MPE”. Fernandes também comparou a presumida apologia partidária a uma arbitrariedade típica de ditadores. “Isso na história marcou alguns governos totalitários que ostentavam a imagem do partido, por exemplo, os regimes nazista e fascista, onde símbolos dos partidos eram impregnados no estado ou na administração pública. Isso sem dúvida é improbidade administrativa, é crime, e nós vamos denunciar”, finalizou.

Prática comum do PSDB

A prática de cravar o tucano azzurra é comum nas administrações do PSDB. No dia 11 de janeiro desse ano, outro caso semelhante, dessa vez, em uma campanha institucional do governo de São Paulo sobre a preservação do Parque Estadual da Serra do Mar, na Rodovia dos Imigrantes, estrada que liga a região metropolitana da capital paulista à Baixada Santista. Ao longo da rodovia, se percebia a presença de faixas que traziam o desenho de uma ave com as cores do PSDB. Manobra do governador de São Paulo, José Serra (PSDB). O líder do PT na Assembléia Legislativa de São Paulo, Simão Pedro, disse estar espantado, segundo ele. “O governo (José Serra) perde a razão de governar, obcecado com a perspectiva eleitoral de 2008, coloca o símbolo tucano em placa oficial, isso é propaganda irregular é inadmissível”, disparou o parlamentar paulista.

Um comentário:

Anônimo disse...

Dizem que é o quarto Tucano,que os executivos do PSDB estão impondo,a população,este tucano,pelo menos tem as cores do partido delles,azul e amarelo!Que vergonha!