26 dezembro 2009

Odacir Klein: "O Álcool me Causou Ressaca Moral"

Alcoólatra por mais de 30 anos, o ex-ministro rompe o silêncio e conta em livro de memórias como o vício quase acabou com a sua vida.

por Francisco Alves Filho

Como ministro dos Trans­portes, no governo de Fernando Henrique, e deputado federal por quatro man­­datos, o gaúcho Odacir Klein, 66 anos, enfrentou muitos desafios, mas nada comparável aos dramas que teve que superar na vida pessoal. Vítima do alcoolismo, por várias vezes sacrificou sua agenda de compromissos por conta da bebida.

...

Como foi o acidente automobilístico em que seu filho atropelou uma pessoa que acabou morrendo? Qual a relação com a bebida?

Odacir Klein - Ele havia recebido seu primeiro salário trabalhando como auxiliar num escritório de contabilidade, e fomos para o Clube do Congresso fazer um churrasco. Não quis ir de carro oficial, porque era um compromisso privado. Ele havia tirado a carteira pouco tempo antes e eu disse: “Te controla porque tu vais dirigir na volta.” Tomei todas, achando que não havia nenhum problema. Na volta, ele conta que nosso carro foi fechado e por isso houve o atropelamento. Como eu estava de bermuda, de roupa esporte e embriagadíssimo, tenho certeza de que ele não parou aquele carro porque sabia que havia outras pessoas para socorrer e não queria me expor. Hoje ele só diz para eu não me culpar por nada.

Leia mais na IstoÉ

O que me chama a atenção na entrevista é a maneira que o Sr. odacir Klein justifica a irresponsabilidade do filho não parando para socorrer a vítima. O filho aparece de vítima no caso do atropelamento. Se no caso do pai eu vejo o filho como vítima, no caso do atropelamento, não. Ele foi culpado e deveria ter pago pelo crime.

Mas como ele é filho de ministro, foi perdoado pela justiça canalha brasileira.

STJ extingue punição a filho de ministro que atropelou pedreiro

Brasília - A sexta turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) declarou extinta a punição, por prescrição da pena, de Fabrício José Klein, filho do ex-ministro dos Transportes Odacir Klein, que em agosto de 1996 atropelou o pedreiro Elias Barbosa de Oliveira Júnior. Fabrício foi denunciado pelo Ministério Público por homicídio culposo, em que não há a intenção de matar. O prazo de prescrição caiu de oito para quatro anos porque, na época, o acusado era menor de 21 anos.

A questão principal da acusação foi omissão de socorro. No dia do acidente, Fabrício e seu pai, que o acompanhava no carro, vindo de um churrasco na casa de amigos, fugiram em alta velocidade, sem prestar assistência à vítima. Na fase de alegações finais, o Ministério Público, depois de analisar as provas, entendeu tratar-se de homicídio culposo simples, uma vez que houve morte instantânea. Ficou afastado dessa forma a qualificação de omissão de socorro.

Fabrício Klein recorreu ao STJ contra decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. O pedido de decretação da extinção da punibilidade já constava do processo desde 23 de outubro de 2001 e não foi acolhido pela primeira instância porque o tribunal entendeu que a decisão "escapava" de sua competência.

Fonte

6 comentários:

cao@dino disse...

esta besta era o chefe do PARE(programa de redução de acidentes nas estradas)do governo FHC.nesta época aqui no RS aconteceram 2 casos semelhantes:em Viamão e Gravatai 2 motoristas alcoolizados mataram pessoas em acidentes,e como eram pobres e não eram filhos do ministro gambá foram condenados(acreditem) a 14 e 16 anos.isto é pena para latrocinio,mas existia o programa do governo e o judiciário queria dar o exemplo.o judiciario é podre,corrupto e faz terrorismo,olhem o caso gilmar mendes/de sanctis,protógenes,daniel dantas....

Mona disse...

esse cara ainda vive? o filho mais velho atropela e mata uma pessoa, o outro filho se tinha que aguentar os porres do pai e numa discussão, acabou pulando do 9andar do predio, o velho bebado não prestou depoimento, e nem foi indiciado mas tenho certeza que ele quem deve ter levado o filho ao suicidio. Procura "A tragedia de Felipe Klein" no google, muito triste, mas abafaram o caso para o tal Fabricio Klein se candidatar. É isso ai Brasil

administrador HC disse...

Eu admirava muito o Odacir Klein, principalmente por sua corajosa luta pela democracia e contra a ditadura militar.
De repente, vi o caso do acidente. Não entendi aquilo.
Mas, posteriormente, em uma matéria publicada na Isto É, passei a ter uma visão do ocorrido.
Eu achava que ele havia protegido o filho, descubro que o filho que protegia o pai.
E um depoimento corajoso este de Odacir Klein, ele fala até do alcoolismo que atinge a família e a moral.
http://www.istoe.com.br/assuntos/entrevista/detalhe/33550_O+ALCOOL+ME+CAUSOU+RESSACA+MORAL+?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage

Anônimo disse...

Alguém que teve problema com alcoolismo e consegue se recuperar merece consideração, pois alcoolismo é uma doença capaz de matar ou incapacitar para toda á vida.

Anônimo disse...

Alcoolismo sendo uma doença incurável pode ser detida (com abstinência total e uma mudança de comportamento perante a vida) devemos admirar pessoas que conseguem se recuperar.

Anônimo disse...

Um homem de respeito, teve a hombridade de assumir que na verdade o filho que estava lhe protegendo no caso. Assumiu a doença e a recuperação, que não é nada fácil.